Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9708
Título: Rio de Janeiro, a “Paris do Brasil”: a formação da identidade cultural carioca no período joanino
Autor(es): Silva, Wanderson Alberto da
Palavras-chave: Identidade cultural
Missão Francesa
Rio de Janeiro
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar a formação da identidade carioca durante o período em que a família Real portuguesa esteve no Rio de Janeiro. A capital do Reino Unido sofreu um grande impulso cultural e artístico graças ao projeto de criação de uma cidade apta para sediar a coroa portuguesa, transmigrada em 1808 devido às invasões napoleônicas. A transformação social, econômica e política foi acompanhada de uma crescente e rápida engenharia de construção de ambientes propícios às necessidades da corte. O estilo neoclássico que banhou a sociedade carioca com a mais requintada moda europeia esteve presente em todo o período joanino, principalmente com a chegada da Missão Artística Francesa de 1816, liderada por Lebreton. Nesta empreitada se destacou o pintor histórico Jean-Baptiste Debret com a obra sobre sua estadia no Brasil, a Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. O cotidiano da capital, tão recentemente transferida em título, mas não em estrutura, de Salvador para o Rio de Janeiro, alterou os costumes, os padrões estéticos e até o gosto pela arte. Por isso tudo, a vinda da família real transformou a capital fluminense numa “Paris do Brasil”, nascendo com isso sua identidade cultural.
Descrição: SILVA, Wanderson Alberto da. Rio de Janeiro, a “Paris do Brasil”: a formação da identidade cultural carioca no período joanino. 2014. 57f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9708
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanderson Alberto da Silva.pdfPDF - Wanderson Alberto da Silva.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.