Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9714
Título: Projeto pedagógico “João Pessoa ontem e hoje – um registro fotográfico”: ressignificação dos resultados prático
Autor(es): Lacerda, Ialbnariá Xaveer di
Palavras-chave: Projetos pedagógicos
História local
Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso que analisa os resultados práticos do Projeto Pedagógico “João Pessoa ontem e hoje: um registro fotográfico”, projeto este, baseado no estudo da História Local e no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como elementos que motivam e favorecem o processo de aprendizagem e que foi desenvolvido junto a alunos de 9º ano de uma escola de ensino fundamental da rede municipal da cidade de João Pessoa-PB, no ano de 2012. O objetivo geral deste estudo é refletir sobre os resultados práticos do referido projeto pedagógico, ressignificando os resultados obtidos. Especificamente, a pesquisa tem como objetivos identificar aspectos positivos e negativos observados na operacionalização do projeto relacionados ao estudo da História Local e à utilização das TIC na educação, analisar o papel dessas concepções teóricas e metodológicas nos resultados obtidos, além de propor alterações ao projeto que viabilizem nova execução com resultados mais consistentes. Considerando o caráter qualitativo da pesquisa, a metodologia adotada é a pesquisa documental interpretativista numa abordagem exploratória e utilizando a técnica do Grupo Focal para coleta de dados. O corpus é composto pelo Projeto Pedagógico “João Pessoa ontem e hoje: um registro fotográfico”, além de cinco trabalhos produzidos pelos alunos participantes do projeto. Para fundamentação teórica, são utilizados os estudos de Moran (2009), Maciel (2012), Alves e Garcia (2001), Silva (2006), entre outros. Os resultados obtidos apontam para a percepção da importância do estudo da História Local e do uso das TIC no processo educativo, embora, em muitos casos, isto não se reflita, paradoxalmente, em projetos pedagógicos com resultados positivos e/ou consistentes. Constata-se que o estudo da História Local e o uso das TIC ainda não foram eficientemente apropriados pelos sujeitos da pesquisa como ferramenta pedagógica, e que as dificuldades que se apresentam nesse campo não têm possibilidades de solução a curto prazo, uma vez que estão relacionadas a fatores fora do âmbito de controle e/ou autonomia dos sujeitos. Dentre tais fatores, podemos apontar, por exemplo: falta de formação profissional específica dos professores para uso pedagógico das TIC, falta de estrutura física, técnica e logística para operacionalização de projetos pedagógicos envolvendo uso de TIC e aulas de campo. Os resultados demonstram, entretanto, que experiências dessa natureza são importantes, pois é com, na, e através da prática docente que estas novas concepções e novas tecnologias são apropriadas pedagogicamente, que o processo educativo se aperfeiçoa, e que a aprendizagem se torna mais significativa.
Descrição: LACERDA, Ialbnariá Xaveer di. Projeto pedagógico “João Pessoa ontem e hoje – um registro fotográfico”: ressignificação dos resultados práticos. 2014. 72f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9714
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ialbnariá Xaveer di Lacerda.pdfPDF - Ialbnariá Xaveer di Lacerda.pdf764.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.