Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9728
Título: Práticas ambientais de uma empresa de grande porte do setor têxtil localizada em Campina Grande - PB
Autor(es): Nascimento, Ítalo Raniere Ferreira do
Palavras-chave: Práticas ambientais
Produção mais limpa
Indústria têxtil
Sustentabilidade
Meio ambiente
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O planeta está sofrendo grandes consequências negativas que podem comprometer o futuro das pessoas, devido à falta de responsabilidade ambiental, principalmente por parte das indústrias. Diante dessa realidade, procurou-se verificar mais de perto como uma indústria de grande porte atuante na atividade têxtil, situada na cidade de Campina Grande-PB, empresa de grande importância econômica e social para tal cidade, está identificando suas práticas relacionadas à gestão ambiental. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo das práticas relacionadas à gestão ambiental adotadas pela empresa, por meio de uma visita presencial à fábrica, com esclarecimentos de entrevista mediante utilização de questionário semiestruturado respondido por engenheiros da unidade. Os resultados obtidos foram: (a) a empresa possui práticas de reaproveitamento de resíduos da matéria-prima (algodão, poliéster e outros); (b) contrata e acompanha empresas especializadas para a coleta seletiva de outros materiais utilizados no processo produtivo, como pilhas, baterias, lâmpadas, óleos, plástico, papelão, vidros, metais, tendo, dentro da unidade, locais específicos para o acondicionamento provisório desses materiais; (c) possui um moderno sistema de tratamento de efluentes para tratamento de esgoto, que despeja a água utilizada no processo produtivo nas redes públicas de esgoto, de acordo com os requisitos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), órgão fiscalizador; (d) implanta projetos para a economia de água; e (e) faz uso racional da energia elétrica. Com tais resultados, verifica-se que a empresa em estudo desenvolve ações a fim de preservar o meio ambiente.
Descrição: NASCIMENTO, I. R. F. do Práticas ambientais de uma empresa de grande porte do setor têxtil localizada em Campina Grande - PB. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9728
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Raniere Ferreira do Nascimento.pdf588.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.