Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9729
Título: Memorial escrito e relatos de aprendizagens de pessoas idosas: ressignificação da vida cotidiana
Autor(es): Silva, Franklin Robson Melo da
Palavras-chave: Pessoas idosas
Universidade Aberta à Maturidade - UAMA
Aprendizagens adquiridas
Data do documento: 14-Dez-2015
Resumo: As estimativas do aumento na expectativa de vida da população brasileira, motivado pela redução da natalidade, evolução tecnológica e a pesquisa em medicina, tem levado cada vez mais os pesquisadores a tentar compreender o impacto que este fenômeno terá na vida das pessoas idosas. Motivado por esta preocupação, tomou-se como referência de estudo desse Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado: “Memorial escrito e relatos de aprendizagens de pessoas idosas: ressignificação da vida cotidiana”, as mudanças ocorridas na vida pessoal e nos afazeres sociais cotidianos de pessoas idosas, a partir das disciplinas estudadas na UAMA e demais atividades por elas vivenciadas (viagens, festas, educação física, peças, etc.), registradas no memorial escrito. Trata-se de uma pesquisa documental, que segundo Corsetti (2006) são historiográficas, com suporte bibliográfico, que para Salomon (2002) deve estar pautado em conhecimentos de bibliografia e documentação, envolvendo aspectos como: identificação, localização, fichamento e arquivamento, obtenção da informação, redação do trabalho; e de natureza qualitativa e exploratória, sobre as quais Minayo (2001) afirma que a primeira lida com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, e a segunda, Gil (2008) ressalta que visa proporcionar maior familiaridade com o problema, podendo envolver levantamento bibliográfico, entrevistas e consultas a pessoas relacionadas ao tema pesquisado. Sendo assim, esse estudo objetivou analisar memoriais escritos por pessoas idosas da UAMA para se constatar, por meio dos relatos, as mudanças que ocorreram na sua vida cotidiana, partindo-se dos seguintes questionamentos: 1) quais os motivos que levam as pessoas idosas a participarem de um programa educacional na universidade aberta à maturidade? (2) Que aprendizagens são relatadas pelas pessoas nos memoriais escritos? (3) É possível relacionar mudanças na sua vida cotidiana a estas aprendizagens? O estudo visou especificamente: Discorrer sobre o papel das pessoas idosas na sociedade contemporânea; Mostrar os ensinamentos e aprendizagens compartilhados pelas pessoas idosas nos memoriais elaborados na disciplina de leitura e produção de textos da UAMA; e, Identificar nos memoriais de pessoas idosas da UAMA os fatores que contribuíram para a ressignificação de suas vidas cotidiana. A análise dos memoriais escritos resultou na constatação de relatos de vida permeados, em sua maioria, por momentos de muitas adversidades que com o passar dos anos e o amadurecimento das experiências vivenciadas no cotidiano, foram sendo superados e ressignificados a partir da aquisição dos novos conhecimentos gerados a partir dos ensinamentos e aprendizagens adquiridos na UAMA, que como ressaltar Kachar (2001) e Todaro (2009) são elementares para a construção de um novo modelo de vida.
Descrição: Silva, F. R. M. da. Memorial escrito e relatos de aprendizagens de pessoas idosas: ressignificação da vida cotidiana. 2015. 48f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9729
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franklin Robson Melo da Silva.pdf761.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.