Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9730
Título: Compreensão do professor de Ensino Fundamental I acerca das dificuldades de aprendizagem
Autor(es): Brito, Lucicleide de
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem
Mediação
Desenvolvimento
Data do documento: 4-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho se propôs verificar a compreensão do professor de Ensino Fundamental I acerca das dificuldades de aprendizagem, objetivando contribuir para um melhor entendimento do papel da escola em relação a essa questão. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou como metodologia, para coleta dos dados, a entrevista semiestruturada. A mesma foi realizada de Fevereiro a Abril de 2015. Para fundamentar a discussão utilizamos como aporte teórico os estudiosos Fonseca (2009), Leontiev (2005), Patto (1999), Scoz (2001), Edit e Tuleski (2007), dentre outros. Os resultados apontam que não há uma compreensão precisa por parte das professoras sobre as dificuldades de aprendizagem e que estas atribuem as mesmas às crianças ou à família destas. Entendemos que essa compreensão traz prejuízos aos educandos, uma vez que compreendida como causa orgânica, ignora-se que o sujeito é um ser não apenas biológico, mas também histórico, que aprende por meio das relações de mediação e se essas não forem suficientes e adequadas não proporcionarão a aprendizagem, e, portanto, deixa de se considerar, também, que cada sujeito é único e particular e possui um modo e um ritmo de aprender.
Descrição: Brito, L. de. Compreensão do professor de Ensino Fundamental I acerca das dificuldades de aprendizagem. 2015. 47f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9730
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicleide de Brito.pdf897.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.