Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Maria Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T12:22:56Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12T12:22:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9734 | - |
dc.description | MELO, Maria Gonçalves de. Educação ambiental na escola. 2015. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva mostrar a Educação Ambiental (EA) como um tema que faz parte da vida e do cotidiano da sala de aula, com o intuito de contribuir para a formação do cidadão consciente, para atuar na sociedade de modo comprometido, com a vida e com o bem estar de cada um, na sociedade local e global. Por isso, é fundamental que a escola se proponha a fazer o seu papel junto com os alunos e os professores, mostrando a importância da preservação do meio ambiente como um todo; Busca se articular com as necessidades acerca do meio ambiente, visto que, é um grande desafio para a educação nos dias atuais, levar esse conhecimento da (EA) tanto no trabalho da escola, quanto para o convívio social, desenvolvendo os objetivos a serem alcançados. Além disso, é necessário, também, que a escola garanta meios para que os alunos possam pôr em prática sua capacidade de contribuir para a realização de atividades, possibilitando assim, uma participação concreta dos alunos, condições essas, para a construção de um ambiente democrático, obedecendo às normas e regras da escola. Discute cinco dimensões da (EA) no contexto da escola e formação do professor e apontam alguns elementos, que interferem no processo de formação do professor e da compreensão da (EA), a partir dos estudos de Barros (2009), Boligion (2012), Brasil (1997), Guimarães (1999), Sampaio (2012), Vizentin (2009), entre outros. Conclui-se, a partir desse estudo associado às observações assistemáticas, na escola campo de estágio, que a presença da (EA) no âmbito da escola pública, desde a modalidade de ensino da Educação Infantil até a Educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, ainda, padece de uma boa formação para o professor-alfabetizador nesse campo de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Guerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Escola dos anos iniciais | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - MARIA GONÇALVES DE MELO.pdf | 512.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.