Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9737
Título: Da tela à trama: dialogando com os mitos gregos no filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios
Autor(es): Silva, Josemar Pereira da
Palavras-chave: Mitologia grega
Percy Jackson
Mitos
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Presentes em todas as culturas, os mitos situam-se entre a Razão e a Fé, mas são considerados sagrados. Os principais tipos de mito referem-se à origem dos deuses, do mundo e ao fim das coisas. Nesse aspecto, define-se mitologia como o conjunto dos mitos próprios de um povo, de uma civilização, de uma religião. o estudo das mitologias, a Grega, e por herança a Romana, foi uma das mais fantásticas que um povo já produziu. Compreendendo um conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, com deuses, semideuses e heróis, presentes na religião praticada na Grécia Antiga, foram criados e transmitidos originalmente por tradição oral. O objetivo principal deste trabalho monográfico é passeia no imaginário mítico, simbólico e metafórico dos Mitos através da adaptação do filme Percy Jackson e o ladrão de raios atravessando as histórias fantásticas dos mitos. Para tanto, nossa metodologia neste trabalho, foi o uso analítico e bibliográfico na análise Percy Jackson e o ladrão de raios do filme e de teóricos como Campbell (2002), Eliade (1996) e Brunel analisando imagens míticas através das personagens que passam por um processo de remitologização ao representarem estes mitos. A análise mostrou que Mitologia grega é o estudo dos conjuntos de narrativas relacionadas aos mitos dos gregos antigos, de seus significados e da relação entre eles e os povos — consideradas, com o advento do cristianismo, como meras ficções alegóricas. Para muitos estudiosos modernos, contudo, entender os mitos gregos é o mesmo que lançar luz sobre a compreensão da sociedade grega antiga e seu comportamento, bem como suas práticas ritualísticas. O mito grego explica as origens do mundo e os pormenores das vidas e aventuras de uma ampla variedade de deuses, deusas, heróis, heroínas e outras criaturas mitológicas.
Descrição: SILVA, Josemar Pereira da. Da tela à trama: dialogando com os mitos gregos no filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9737
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSEMAR PEREIRA DA SILVA.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.