Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9740
Título: A importância da aquisição da linguagem na formação do sujeito
Autor(es): Coelho, Renault Batista
Palavras-chave: Língua
Aquisição da linguagem
Variedades linguística
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Cônscios de que ser humano utiliza a linguagem como mecanismo de comunicação com o próximo e também como forma de integrar-se ao seu ambiente de convívio, buscamos, neste trabalho, discutir a importância da aquisição da linguagem para a interação dos sujeitos em seus espaços de comunicação, especificamente no ambiente escolar. Como objetivo principal, pretendeu-se analisar como o sujeito enquanto nativo da língua insere-se na sua comunidade linguística e interage compreendendo todas as variedades e dificuldades da língua. Caracteriza-se, pois, como uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo e reflexivo. Terá uma abordagem qualitativa e como corpus se constituirá de discussões e aportes teóricos pertinentes ao tema. As bases teóricas foram subsidiadas pelos estudos de CAGLIARI (2005), LAROCA (1994), MOREIRA (2003), POSSENTI (1996), SARMENTO (2009), entre outros. Parte-se da compreensão de que mesmo que os indivíduos pertencentes a uma mesma nação falem a mesma língua, cada um dispõe de habilidades linguísticas diferentes, e que cada sujeito começa a desenvolver suas competências linguísticas desde os primeiros contatos com o grupo que o rodeia, proporcionando-lhes armazenar sua própria gramática internalizada através das variedades linguísticas. Como resultados, a presente pesquisa revelou alguns desafios que os sujeitos enfrentam no processo de aquisição da linguagem, e compreendeu diferentes propostas para o aprimoramento do ensino de língua materna, visando à importância de os falantes compreenderem com maior naturalidade as diversas possibilidades de comunicação, respeitando assim todas as formas de falares.
Descrição: COELHO, Renault Batista. A importância da aquisição da linguagem na formação do sujeito. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9740
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RENAULT BATISTA COELHO.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.