Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9745
Título: A desvalorização do professor de Geografia e suas implicações na desvalorização da Geografia escolar
Autor(es): Bizerra, Ana Lúcia Alves
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Formação de professore
Desvalorização profissional
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A formação do professor de Geografia no Brasil apresenta-se envolvida tanto pelas questões relativas à formação docente de modo geral quanto pelas questões relativas à Geografia escolar. Assim, pensar a formação do professor de Geografia significa pensar a prática docente e, desse modo, a profissão docente na sociedade contemporânea. Dessa forma, é necessário apresentar algumas questões e reflexões acerca da formação do professor de Geografia no Brasil, considerando suas configurações político-institucionais e suas implicações no trabalho do professor e, consequentemente, no ensino do conhecimento geográfico na escola de educação básica. Nosso estudo tem como a base uma pesquisa bibliográfica. Uma grande preocupação para os educadores é que a Geografia enquanto disciplina, continua a ocupar um lugar secundário na escola, sem uma função importante, sem uma efetividade de seus propósitos, ou seja, sem uma prática que repercuta diretamente na vida do aluno. Isso não quer dizer que a Geografia seja assim, que não tenha um papel importante a cumprir na formação das pessoas, ao contrário, quer dizer que o sistema de ensino, a escola, os próprios professores e, inevitavelmente, os alunos não a reconhecem e por isso não se comprometem com o saber geográfico. De fato, o ensino de Geografia ainda é muito tradicional e fragmentador da realidade, parecendo pouco interessante e pouco útil para seus alunos, de modo que a Geografia escolar parece uma “simples descrição desinteressada do mundo”.A partir desta visão, implica-se a necessidade de se rever e redimensionar as composições curriculares, como o lugar da Geografia na escola básica, as diretrizes de formação e as políticas de valorização da Geografia Escolar, considerando que a formação do professor apresenta-se como elemento-chave da problemática educacional e, neste caso específico, do ensino de Geografia.
Descrição: BIZERRA, Ana Lúcia Alves. A desvalorização do professor de Geografia e suas implicações na desvalorização da Geografia escolar. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9745
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ANA LÚCIA ALVES BIZERRA.pdf265.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.