Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9746
Título: A influência da mídia sobre padrões de beleza construídos por alunas de escolas públicas de Caiçara/PB
Autor(es): Silva, Marcia Ramos da
Palavras-chave: Adolescente
Mídia
Beleza
Escola pública
Data do documento: 27-Set-2014
Resumo: A Mídia, contemporaneamente, se tornou responsável pela construção de padrões culturais e, vem influenciando diversos aspectos da vida em sociedade. Ela dita padrões nas mais variadas áreas, inclusive, na área de beleza. Aturdidos pelos apelos midiáticos, cada vez mais, homens e mulheres, principalmente estas últimas, desejam ficar dentro dos padrões estéticos que a mídia impõe e, procuram cada vez mais, ter um corpo perfeito. Diante dessa constatação, essa pesquisa objetivou discutir a influência da mídia na construção do padrão de beleza por alunas/adolescentes no Município de Caiçara PB, apresentando ainda concepções de beleza que essas adolescentes constroem, a partir dos apelos midiáticos. Esta pesquisa bibliográfica/interpretativista, de cunho qualitativo, teve como aporte teórico, com as contribuições de Courtine (2008), Baecque, 2008, Sant‟Anna (2000), Goellner (2003) Lipovetsky (2000), Del Priore (2001), Vigarello (2006) e outros. Para explicitar também o caráter prático da pesquisa, utilizaram-se algumas imagens da mídia e a aplicação de um questionário às adolescentes/alunas do ensino fundamental e médio da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Alves de Carvalho e da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Maria Gertrudes de Carvalho Neves, do município de Caiçara/PB. Conclui-se que as alunas/adolescentes constroem ideais de beleza que refletem imposições sociais disseminadas pela mídia, de modo geral.
Descrição: SILVA, Márcia Ramos da. A influência da mídia sobre padrões de beleza construídos por alunas de escolas públicas de Caiçara/PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9746
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MÁRCIA RAMOS DA SILVA.pdf833.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.