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dc.contributor.authorMedeiros, Elizabeth Andrade de-
dc.date.accessioned2016-05-12T13:03:36Z-
dc.date.available2016-05-12T13:03:36Z-
dc.date.issued2015-08-01-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9749-
dc.descriptionMEDEIROS, Elizabeth Andrade de. Uma análise do sistema de ciclos da educação pública da cidade de Campina Grande/PB. 2015. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia - PARFOR EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de ensino em ciclos implantados na rede Municipal da cidade de Campina Grande, Paraíba, cujo esboço é averiguar as possibilidades e desafios de sua implantação e ainda o papel da Secretaria de educação, escolas e profissionais da educação no processo de implantação desse sistema. Argumenta-se que a discussão sobre ciclos no contexto atual precisa ir além das discussões sobre a eliminação da reprovação e da aprendizagem enquanto um processo contínuo, pois a implantação dos ciclos nos anos iniciais pressupõe uma revisão ampla e profunda da concepção de currículo, avaliação, metodologia, organização do sistema de ensino, gestão da escola, relação escola-comunidade, formação continuada de professores, entre outros aspectos. Durante as conversas formais com os profissionais de educação da rede pública de Campina Grande, que estão inseridos no sistema de ciclo, pode-se perceber a insatisfação dos mesmos, mostrando sua reprovação com relação à este sistema de ensino. Segundo os envolvidos na pesquisa, esse sistema tem prejudicado cada vez mais o processo de aprendizagem dos alunos. Além dos depoimentos dos professores, esta pesquisa está apoiada no que dizem os documentos do Município de Campina Grande/PB com relação a esse sistema, além dos documentos federais, como os Parâmetros Curriculares (1997), a Lei de Diretrizes e Bases (1996), como também nos teóricos da área como Perrenoud (1999), Teixeira (2004), Pereira (2004), Moro (2011), Fernandes (2003), Mainardes (2009), entre outros. Através das investigações, foi possível concluir que, a implantação do sistema de ciclos de aprendizagem em Campina Grande/PB, surge como um modelo de ensino "maquiador", que ainda não conseguiu atingir os objetivos propostos na regulamentação do sistema de ciclos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valdecy Margarida da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSistema de ciclospt_BR
dc.titleUma análise do sistema de ciclos da educação pública da cidade de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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