Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/975
Título: Ação imobiliária e crescimento em Jacaraú - PB: um estudo sobre o loteamento Nova Jacaraú
Autor(es): Pessoa, Damazio Rodrigues
Palavras-chave: Espaço Urbano
Uso do solo
Promotores imobiliários
Data do documento: 5-Jul-2013
Resumo: A escolha desse tema surgiu do interesse em compreender a participação da iniciativa privada no crescimento urbano da cidade de Jacaraú-PB, atualmente tão presente nas cidades por meio dos promotores imobiliários que, ao colocarem à disposição do mercado os loteamentos, contribuem para o crescimento das cidades à medida que se amplia o perímetro urbano das mesmas, construindo e provocando mudanças em sua organização. Nesta perspectiva, a ideia deste trabalho é entender como a ação imobiliária, através do estudo desenvolvido no loteamento Nova Jacaraú, tem contribuído para a expansão do espaço urbano dessa cidade. Assim, torna-se oportuno destacar ainda a importância dessa atividade comercial em razão de sua expressividade, a fim de possibilitar um melhor entendimento dos elementos que funcionam como vetores desse processo. A pesquisa teve como objetivo principal, analisar a dinâmica do crescimento urbano de Jacaraú-PB a partir das atividades especulativas promovidas pelos vários agentes envolvidos no processo, dando ênfase ao loteamento Nova Jacaraú e, com isso, compreender a atuação destes agentes na formação de novas áreas urbanas. Ela visou ainda identificar a origem dos consumidores deste espaço, bem como o perfil sócio-econômico dos mesmos, além de ter procurado relacionar a atuação destes agentes à localização da área escolhida para a especulação. Para tanto, foi realizado um estudo fundamentado em autores que tratam da temática, como Spósito (2004), Carlos (2005), Santos (2007), imprescindível para a elaboração teórico-metodológica do trabalho, acompanhada de uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo desenvolvida no local. Constatou-se que a maioria dos moradores veio de outros lugares da própria cidade ou mesmo de sua zona rural e que metade de sua população possui renda familiar de 1 a menos de 2 salários mínimos. Há um grande número de pessoas morando em casa própria. Muitos moradores tem o ensino médio como nível de escolaridade e poucos possuem o superior, sendo raro os que exercem trabalho especializado. A atuação deste agente tem se concentrado no local em razão da mesma estar situada logo na chegada da cidade e ao lado da PB 071, principal via de acesso à cidade.
Descrição: PESSOA, D. R. Ação imobiliária e crescimento em Jacaraú - PB: um estudo sobre o loteamento Nova Jacaraú. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/975
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damazio Rodrigues Pessoa.pdfPDF - Damazio Rodrigues Pessoa1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.