Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9757
Título: O uso de celular para a prática educativa da pesquisa em sala de aula
Autor(es): Vilar, Cordélia Câmara
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Práticas educativas
Uso de celular
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: O uso do celular nos mais diversos ambientes tem causado polêmicas. Se de um lado, oferece ganhos de tempo, de outro, se não utilizado com prudência, traz perdas, por vezes, irreparáveis. No entanto, a partir da implementação das Novas Tecnologias, notadamente nos espaços escolares, o uso do celular, como de outras tecnologias, se faz premente. A partir dessa questão que circunda nossa contemporaneidade, nos propusemos a avaliar alternativas para o uso das tecnologias em sala de aula, especialmente a pesquisa com o celular, conjugada ao uso do livro didático. Com esse objetivo, realizamos uma pesquisa bibliográfica que nos trouxe reflexões sobre os principais temas e respectivos teóricos, como Tecnologia e técnica (Pierre Levy), a associação entre o uso da técnica e o processo ensino-aprendizagem (Manoel Castells e José Manoel Moran), dentre outros. Sobre o necessário uso de celulares e/ou tablets nas salas de aula, trazemos os argumentos da UNESCO, tanto quanto os de Pedro Demo. Discorremos ainda sobre a pesquisa, utilizando Rubem Alves, Pedro Demo e Paulo Freire. De nossa metodologia constou ainda a aplicação de questionários junto a professores e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de João Pessoa. Os resultados apontam para uma contradição entre a percepção do que é a pesquisa para professores, estudantes e base teórica, bem como problemas físico-estruturais para o desenvolvimento eficaz da tecnologia em sala de aula.
Descrição: VILAR, Cordélia Câmara. O uso de celular para a prática educativa da pesquisa em sala de aula. 2014. 47f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9757
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cordélia Câmara Vilar.pdfPDF - Cordélia Câmara Vilar.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.