Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9758
Título: Uso da tecnologia no ambiente escolar
Autor(es): Melo, Francisca Batista dos Santos
Palavras-chave: Evasão escolar
Escola pública
Educação de jovens e adultos
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Este trabalho aborda o fenômeno da Evasão Escolar no Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno da Escola Professor José Baptista de Mello, em Mangabeira VII. Objetiva refletir sobre as causas da evasão escolar na EJA, com a intenção de minimizar o percentual esta ocorrência, verificado na escola em questão, tendo como base de estudos os autores Moacy Gadotti, José Carlos Libânio; Paulo Freire, entre outros. Assim como integrante do corpo docente desta escola, debrucei-me a estudar as razões da evasão, por meio de levantamento de dados a partir de 2012.1,entrevistas, questionários e rodas de conversa, ressaltando, nesta investigação, como aspectos relevantes: a) as práticas pedagógicas desenvolvidas; b) o material didático utilizado pelo corpo docente e c) o perfil dos alunos da EJA no turno noturno. Metodologicamente o estudo situa-se no campo da abordagem qualitativa, fazendo uso dos dados coletados na pesquisa de campo, a partir de 2012.1, na escola Estadual Professor José Baptista de Mello. Obtivemos como aspectos que os educandos da escola são moradores de Mangabeira VI, VII e VIII, que estes apresentam uma faixa etária entre vinte e cinquenta e oito anos. A terceira constatação foi de que todos moram com a família e estão na escola a mais de dois anos.
Descrição: MELO, Francisca Batista dos Santos. Uso da tecnologia no ambiente escolar. 2014. 43f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9758
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Batista dos Santos Melo.pdfPDF - Francisca Batista dos Santos Melo.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.