Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9764
Título: Análise do livro didático de língua inglesa das escolas estaduais de ensino médio da Paraíba: uma abordagem na concepção dos gêneros textuais
Autor(es): Sousa, Vilma Nogueira de Sousa
Palavras-chave: Livro didático de língua inglesa
Gêneros textuais
Atividades de leitura
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma análise qualitativa acerca do Livro Didático de Língua Inglesa, adotado nas escolas estaduais do Estado da Paraíba, especialmente no que diz respeito aos gêneros textuais, com foco nas atividades de leitura. É um estudo de caso e, como tal, configura-se em uma análise documental, cujo objetivo é verificar se o LDLI está em consonância com os pressupostos teóricos recomendados nos Referenciais Curriculares para o Ensino Médio da Paraíba (2008), os quais “recomendam que a língua estrangeira não deve ser tomada como um sistema fechado e imutável, mas como processo dinâmico de interação entre interlocutores que realizam ações, agem e atuam discursivamente sobre o outro” (PARAÍBA, 2008, p. 103,104). Cabe lembrar que esses referenciais se constituem como um documento que se traduz, em linhas gerais, como uma proposta teórica e metodológica para o currículo das várias disciplinas das escolas estaduais da Paraíba, sistematizando as habilidades necessárias para o desenvolvimento da competência no uso do inglês como língua estrangeira em situações reais de interlocução pela leitura. Tais referências foram elaboradas a partir de diretrizes didáticas nacionais, a saber:Lei de Diretrizes e Bases (1996), Orientações Curriculares do Ensino Médio (2004) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (1998). Considerando esses projetos pedagógicos, a análise apoia-se nos referenciais teóricos mais recentes de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2003 e BRANDÃO, 2005) e outros. Com o apoio desse referencial teórico, buscou-se investigar os gêneros textuais existentes nas unidades do livro didático OnStagee as atividades de leitura ali apresentadas, como fontes de materialização desse estudo. A análise pretende contribuir para a discussão dos gêneros textuais, relacionados à escrita, presentes no livro didático de inglês de Ensino Médio das escolas estaduais da Paraíba, observando sua funcionalidade em relação ao aprimoramento da capacidade comunicativa do aluno, segundo propõem os documentos que regulam os currículos escolares em nível nacional e regional.
Descrição: SOUSA, Vilma Nogueira de Sousa. Análise do livro didático de língua inglesa das escolas estaduais de ensino médio da Paraíba: uma abordagem na concepção dos gêneros textuais. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9764
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vilma Nogueira de Sousa.pdfPDF - Vilma Nogueira de Sousa.pdf3.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.