Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9767
Título: A prática docente na disciplina de física: desafios, possibilidades e limites
Autor(es): Costa, Cresivaldo Virgolino da
Palavras-chave: Prática docente
Física
Cotidiano escolar
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a prática docente na disciplina de física, enfatizando os desafios, possibilidades e limites enfrentados pelos profissionais no cotidiano da sala de aula. Na perspectiva de elucidar os referidos aspectos mencionados, realizamos pesquisa qualitativa de caráter exploratório em escolas da rede pública e privada da cidade de João Pessoa e de Bayeux/PB. No âmbito da instituição privada, a Escola Cenecista João Régis Amorim (CNEC), e no âmbito da escola pública, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio Gomes, situada na cidade de Bayeux/PB. A definição/escolha das escolas se deu em virtude do pesquisador em tela ter passado por experiência profissional em uma delas na CNEC, e atualmente trabalhar na Escola Antônio Gomes. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a quatro docentes que lecionam a disciplina de física nas referidas escolas. Os resultados da pesquisa foram reveladores que tanto no âmbito público quanto no privado, os desafios enfrentados pelos docentes são os mesmos, excessiva carga horária, salas com elevado número de alunos e precárias condições de trabalho. No que diz respeito à articulação entre a teoria e os cálculos pertinentes à disciplina de física, os professores entrevistados afirmaram que geralmente os alunos apresentam dificuldades para realizar essa articulação, mas na medida em que as experiências práticas são apresentadas, torna-se mais clara a compreensão acerca do assunto, porém nem sempre há possibilidades de se realizar experiências em decorrência da ausência de equipamentos necessários.
Descrição: COSTA, Cresivaldo Virgolino da. A pratica docente na disciplina de física: desafios, possibilidades e limites. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9767
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cresivaldo Virgolino da Costa.pdfPDF - Cresivaldo Virgolino da Costa.pdf652.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.