Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9772
Título: Jogo de bola na escola e relação de gênero? Um estudo exploratório
Autor(es): Rosa, Ana Cristina Batista de Souza
Palavras-chave: Educação
Relações de gênero
Brincadeiras educacionais
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Este trabalho trata-se de um estudo de caso que buscou analisar as construções das relações de gênero em um grupo de crianças composto por uma menina e onze meninos na brincadeira de jogar bola. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual localizada na cidade de João Pessoa – PB, por meio de observações e entrevista com os meninos e a menina. Os resultados mostram que a presença da menina na brincadeira, está condicionada a ela saber jogar bola, não havendo oportunidades para outras meninas serem inseridas no grupo. Apesar de estar no grupo de meninos jogando bola, a menina sofre discriminação por parte de alguns colegas que não a aceitam na brincadeira.
Descrição: ROSA, Ana Cristina Batista de Souza. Jogo de bola na escola e relação de gênero? Um estudo exploratório. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9772
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cristina Batista de Souza Rosa.pdfPDF - Ana Cristina Batista de Souza Rosa.pdf701.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.