Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9773
Título: A educação das relações étnico-raciais: a experiência da escola estadual porto em João Pessoa/PB
Autor(es): Farias, Alípio Magno Oliveira
Palavras-chave: Afrodescendentes
Educação
Valorização
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Este projeto busca perceber as relações do preconceito racial e observar o comportamento de professoras do ensino fundamental de uma escola estadual frente a essa temática. Muito tem se falado em inclusão social, valorização das etnias, cotas para negros, porém é visto que esse é um problema histórico no Brasil, vem desde o seu descobrimento. Nos livros didáticos observa-se que durante a colonização, os europeus, introduziram seus costumes, tornando a “raça negra”, oriunda principalmente da África, escravo do branco. O objetivo é verificar as abordagens de temas afrodescendentes no cotidiano escolar, observando a implementação da Lei 10.639/03 e sua efetivação, pois é visto que a sociedade através da educação precisa buscar meios de mudar essa realidade, buscar heróis e acontecimentos positivos que proporcione o engrandecimento da cultura negra, deixando de lado narrativas preconceituosas de escravidão e pobreza. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, contudo, verifica-se que essa pesquisa se aproxima de um Estudo de Caso, já que foi realizada uma observação das atividades desenvolvidas pelas professoras da Escola Porto.
Descrição: FARIAS, Alípio Magno Oliveira. A educação das relações étnico-raciais: a experiência da escola estadual porto em João Pessoa/PB. 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9773
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alípio Magno Oliveira Farias.pdfPDF - Alípio Magno Oliveira Farias.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.