Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlmeida, Daniele dos Santos-
dc.date.accessioned2016-05-12T19:17:00Z-
dc.date.available2016-05-12T19:17:00Z-
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.otherCDD 613.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9779-
dc.descriptionALMEIDA, Daniele dos Santos. Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado em três turmas do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em João Pessoa – PB, denominada por nós de Escola A. A mesma tem como objetivo investigar se nas cadernetas do ano letivo de 2013 há registros de aulas de Educação Física para o Ensino Médio, coerentes com as propostas dos PCNEM e OCNEM, enfatizando a Educação Física como disciplina da área de linguagens. Apesar de fazerem mais de uma década da inclusão da disciplina de Educação Física na área de linguagens, e as orientações dadas pelos PCNEM e OCNEM, não é tarefa fácil para o professor adequar suas aulas nessa realidade. Os resultados do estudo mostraram que algumas aulas estão dentro das propostas e orientações dos PCNEM e OCNEM, outras não, porque foram realizadas de forma superficial quando poderiam ter sido mais bem enfatizadas pelo professor, almejando produzir efeitos mais concretos no desenvolvimento dos alunos. A forma como os registros foram escritos também deixaram a desejar de modo que em algumas aulas não dava para ter certeza de que forma o conteúdo foi trabalhado. Ao final deste estudo é possível concluir que as aulas de Educação Física para o Ensino Médio na Escola A não estão tão ricas em termos de temas, conteúdos programáticos e atividades trabalhadas quanto deveriam. Nesse sentido, se faz necessário um comprometimento maior dos professores tratando o aluno e seu contexto social com devido respeito e valor que têmpt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectÁreas de linguagenspt_BR
dc.titleInserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele dos Santos Almeida.pdfPDF - Daniele dos Santos Almeida918.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.