Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9779
Título: | Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio |
Autor(es): | Almeida, Daniele dos Santos |
Palavras-chave: | Educação física Ensino médio Áreas de linguagens |
Data do documento: | 12-Mai-2016 |
Resumo: | A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso realizado em três turmas do Ensino Médio de uma escola estadual localizada em João Pessoa – PB, denominada por nós de Escola A. A mesma tem como objetivo investigar se nas cadernetas do ano letivo de 2013 há registros de aulas de Educação Física para o Ensino Médio, coerentes com as propostas dos PCNEM e OCNEM, enfatizando a Educação Física como disciplina da área de linguagens. Apesar de fazerem mais de uma década da inclusão da disciplina de Educação Física na área de linguagens, e as orientações dadas pelos PCNEM e OCNEM, não é tarefa fácil para o professor adequar suas aulas nessa realidade. Os resultados do estudo mostraram que algumas aulas estão dentro das propostas e orientações dos PCNEM e OCNEM, outras não, porque foram realizadas de forma superficial quando poderiam ter sido mais bem enfatizadas pelo professor, almejando produzir efeitos mais concretos no desenvolvimento dos alunos. A forma como os registros foram escritos também deixaram a desejar de modo que em algumas aulas não dava para ter certeza de que forma o conteúdo foi trabalhado. Ao final deste estudo é possível concluir que as aulas de Educação Física para o Ensino Médio na Escola A não estão tão ricas em termos de temas, conteúdos programáticos e atividades trabalhadas quanto deveriam. Nesse sentido, se faz necessário um comprometimento maior dos professores tratando o aluno e seu contexto social com devido respeito e valor que têm |
Descrição: | ALMEIDA, Daniele dos Santos. Inserção da educação física na área de linguagens: um olhar para o agir pedagógico dos professores a partir do registro das aulas do ensino médio. 2014. 32f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9779 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniele dos Santos Almeida.pdf | PDF - Daniele dos Santos Almeida | 918.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.