Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9783
Título: Avaliação: concepções e práticas escolares
Autor(es): Felismino, Vera Lucia Sousa
Palavras-chave: Avaliação escolar
Aprendizagens
Práticas escolares
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Uma das atividades mais questionáveis no âmbito escolar é o processo avaliativo. Por anos a escola lida com as questões que envolvem o processo de aprendizagem/avaliação. Na nossa prática diária em sala de aula o que observamos é a constante reprovação de crianças e adolescentes. As justificativas da escola, quase sempre, reduzem-se à falta de interesse das crianças e à distração nas aulas. Além disso a escola costuma jogar para os pais a culpa pelo fracasso dos filhos. Sendo assim, nosso trabalho tem o objetivo de discutir as concepções e práticas que estão mais presentes no cotidiano escolar a partir de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Acreditamos que a avaliação é espaço de mediação, aproximação, diálogo entre formas de ensino dos professores e percursos de aprendizagens dos alunos, servindo para orientar o docente a ajustar seu fazer didático. Para tanto, é preciso desenvolver uma nova postura avaliativa exige constantes mudanças na prática da avaliação e rompimento com a cultura da memorização, classificação, seleção e exclusão tão presente no sistema de ensino
Descrição: FELISMINO, Vera Lucia Sousa. Avaliação: concepções e práticas escolares. 2014. 25f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9783
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vera Lucia Sousa Felismino.pdfPDF - Vera Lucia Sousa Felismino477.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.