Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9788
Título: Agressões e violências contra professores nas escolas públicas
Autor(es): Oliveira, Adalberto Henrique da Cunha
Palavras-chave: Violência
Alunos agressivos
Agressividades contra professores
Indisciplina escolar
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: A questão da violência nas escolas perpassa o conceito de violência e de análise da instituição escolar. Com o aumento de casos de violência na escola e na sala de aula - principalmente quando vemos os seus efeitos concretos: a indisciplina, a falta de afeto nas relações com o professor, os confrontos velados, as ameaças de diferentes tipos, os tapas, a depredação, a exclusão, a calúnia - vê-se a necessidade de definir-se violência como uma agressão à outra pessoa, grupo ou a si mesmo, e, especificamente neste trabalho, agressões ao professor. Tais agressões podem ser físicas, simbólicas, verbais e institucionais, visando marginalizar e sujeitar os professores das instituições escolares. São mais comuns as agressões físicas e verbais dos alunos contra os professores, salientando que tais ações afetam negativamente o ambiente da escola e o monitoramento do desempenho nas relações alunos/professores, dificultando ou impossibilitando o processo de ensinoaprendizagem. Durante a realização dessa pesquisa, fez-se o registro de atos e situações que envolveram a violência, infrações e delitos ocasionados ou motivados pelos alunos contra os professores em duas escolas estaduais: o Lyceu Paraibano e o colégio Prof. Olívio Pinto, na cidade de João Pessoa, Paraíba. Analisaram-se as percepções desses docentes em relação à agressão sofrida, o clima escolar após a agressão, o sistema de punição das escolas, as medidas para combater e enfrentar as violências, o comportamento psicológico do agredido e as sugestões sobre como evitar - como se antecipar e lidar como o problema na sala de aula.
Descrição: OLIVEIRA, Adalberto Henrique da Cunha. Agressões e violências contra professores nas escolas públicas. 2014. 46f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9788
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adalberto Henrique da Cunha Oliveira.pdfPDF - Adalberto Henrique da Cunha Oliveira.pdf907.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.