Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9790
Título: Programa 5s: um estudo de caso sobre a aplicabilidade no setor de arquivo do SENAI João Pessoa
Autor(es): Nóbrega, Janiele dos Santos
Palavras-chave: SENAI – PB
Programa 5S
Arquivologia
Data do documento: 13-Jul-2015
Resumo: Como o mercado é competitivo, as empresas devem buscar seu diferencial para alcançar seu lugar de destaque. Por isso, a informação deve ser produzida com uma boa qualidade, evitando-se desperdício de tempo e dinheiro. Mas a qualidade não deve ser considerada apenas como característica da busca da informação, porquanto o local de armazenamento também deve corresponder às expectativas do cliente. O presente trabalho tem o objetivo geral de avaliar a aplicabilidade do programa 5S no setor de arquivo do SENAI de João Pessoa. Na introdução, contextualiza-se o uso do programa 5S, enfatizando a gestão da qualidade nas empresas, permitindo no contexto desse trabalho a consulta de autores e pensadores da Arquivologia e da Administração. A metodologia aplicada foi a pesquisa empírica e exploratória, o universo compreendeu a empresa SENAI de João Pessoa e a amostra foi o Arquivo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista. Como resultado do estudo, elaborou-se uma proposta de implantação do programa 5S, destacando-se a conscientização e a sensibilização de todos os colaboradores, em conjunto com a alta direção, buscando o comprometimento para atingir resultados. As melhorias obtidas permitem a gestão da qualidade, para garantir ganhos organizacionais em todos os setores da empresa.
Descrição: NÓBREGA, J. dos S. Programa 5s: um estudo de caso sobre a aplicabilidade no setor de arquivo do SENAI João Pessoa. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9790
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele dos Santos Nóbrega.pdfJaniele dos Santos Nóbrega667.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.