Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9794
Título: A resiliência do autoritarismo nos países árabes
Autor(es): Araújo, Paulo César Batista de
Palavras-chave: Autoritarismo
Democracia
Países árabes
Data do documento: 11-Dez-2015
Resumo: O cenário político do mundo árabe, desde o processo de independência das colônias da região, sempre foi palco de intensas discussões no âmbito acadêmico, em diversas áreas de pesquisa. Com o desenvolvimento do nacionalismo árabe, o caráter autoritário dos regimes no Oriente Médio e no Norte da África (MENA1) tornou-se foco de estudos voltados para a relação entre essas formas de governo e as instabilidades presentes na região. Nesse sentido, discursos referentes à introdução de reformas democráticas tomaram espaço no campo da produção de conhecimento, assim como na realidade de alguns países, na busca por um ambiente mais estável, pluralista e justo. Entretanto, constata-se que até hoje existem impedimentos para a ascensão da democracia no mundo árabe, e esses impedimentos são objetos de um importante debate sobre o caráter permanente dos governos autoritários naquela região. O presente estudo será realizado com base em ampla revisão bibliográfica e pelo agrupamento de diferentes opiniões e seus argumentos, decorrentes sobre o tema em tela. A partir da análise da diversidade desses debates teóricos do nacionalismo presente nos países árabes, bem como de suas configurações socioeconômicas, acredita-se que este trabalho se faz necessário no âmbito das discussões do cenário político internacional, mais particularmente no campo das RIs.
Descrição: ARAÚJO, P. C. B. de. A resiliência do autoritarismo nos países árabes. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9794
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo César Batista de Araújo.pdfPaulo César Batista de Araújo946.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.