Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9796
Título: Otimização da síntese de biodiesel de graviola assistida por ultrassom
Autor(es): Melo, Jéssica Priscila de
Palavras-chave: Annona muricata
Graviola
Biodiesel
Ultrassom
Planejamento fatorial
Data do documento: 8-Mar-2016
Resumo: Neste trabalho foi demonstrado que o uso de ultrassom na síntese de biodiesel de graviola (Annona muricata L.) aumenta o rendimento da reação de transesterificação via etanólise catalisada por hidróxido de potássio. Para este propósito, foi empregado um Planejamento Fatorial 2 , com cinco repetições no ponto central, acoplado com Metodologia de Superfície de Resposta. Experimentalmente, o maior rendimento (96,20%) foi obtido empregando uma quantidade de 0,3% m/v de catalisador, temperatura de 55 °C e razão molar óleo/álcool de 1:4. O biodiesel aqui produzido apresentou um rendimento maior que o obtido por Albuquerque (94,99%), além de representar uma economia de álcool e catalisador de 60 e 76%, respectivamente. Este biodiesel apresenta vantagens intrínsecas por ser considerado de segunda geração (não é utilizado para consumo humano), melhora as potencialidades regionais e também está de acordo com os princípios da Química Verde, podendo atender, assim, à crescente demanda e às novas tendências do mercado de exportação de biocombustíveis.
Descrição: MELO, J. P. de. Otimização da síntese de biodiesel de graviola assistida por ultrassom. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9796
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Priscila de Melo.pdfPDF - Jéssica Priscila de Melo2.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.