Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9806
Título: Arquivologia e Direito: os processos judiciais sob a ótica da gestão documental
Autor(es): Tavares, Ítala Maria Bezerra da Silva
Palavras-chave: Gestão documental
Processo judicial
Documento jurídico
Data do documento: 13-Mai-2016
Resumo: Todo documento é importante para uma organização e quando nos referimos a documentos jurídicos, essa importância se amplia. Isso ocorre porque os documentos na área do Direito são instrumentos necessários à comprovação legal do direito reclamado ou declarado. O documento jurídico pode decidir a vida de uma pessoa, isentando-a ou culpando-a sobre determinada obrigação. O presente artigo procura analisar sob a perspectiva dialógica interdisciplinar entre Arquivologia e Direito, a importância da Gestão Documental no âmbito do Poder Judiciário e nos laboratórios onde acontece sua confecção inicial, analisando as diversas fases dos Processos Judiciais à luz do conceito da Arquivologia. Em forma de depoimentos, ouvirá a opinião de estudantes do curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e suas experiências enquanto estagiários em escritórios de advocacia ou em instituições judiciais públicas e privadas, no âmbito da cidade de João Pessoa, para, ao final, indicar se esses procedimentos de manuseio dos documentos se encontram em conformidade ao que propõe a Ciência da Arquivologia.
Descrição: TAVARES, I. M. B. da S. Arquivologia e Direito: os processos judiciais sob a ótica da gestão documental. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9806
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítala Maria Bezerra da Silva Tavares.pdfÍtala Maria Bezerra da Silva Tavares791.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.