Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9809
Título: Análise da capacidade cardio-respiratória em praticantes de caminhada
Autor(es): Lima, Edson de Vasconcelos
Palavras-chave: Capacidade cardiorrespiratória
Caminhada
Saúde
Atividade Física
Data do documento: 22-Dez-2010
Resumo: Com a atual notoriedade e espaço que a atividade física vem ganhando devido principalmente aos efeitos benéficos que ela produz sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas, hoje em dia ter uma boa aptidão física pode ser considerado como um dos principais fatores para se ter uma vida saudável. E a capacidade cardiorrespiratória por ser um dos componentes mais importantes da aptidão física deve receber uma atenção especial dentro dessa relação. Diante disso, nosso estudo teve como objetivo avaliar a capacidade cardiorrespiratória e a influência que esta promove com relação à saúde dos Foi realizado um teste sem esforço para a predição do Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.) que foi desenvolvido por Whaley apud Sousa (2003, 2008). Foram pesquisados 81 indivíduos na faixa etária entre 20 e 69 anos. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos pesquisados apresentou um nível de VO2máx. considerado como “bom”, e que eles têm o hábito de praticar atividades físicas 3 dias por semana. Concluiu-se que a maioria dos sujeitos investigados apresentou uma boa capacidade cardiorrespiratória, e que esse fato pode ter sido decorrente da prática regular de atividades físicas, que na sua totalidade é apenas a caminhada, mesmo assim o que proporciona benefícios significantes à saúde em geral.
Descrição: LIMA, E. de V. Análise da capacidade cardio-respiratória em praticantes de caminhada. 2010. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9809
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson de Vasconcelos Lima.pdfPDF - Edson de Vasconcelos Lima727.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.