Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/981
Título: Agricultura familiar no município de São José do Campestre/RN
Autor(es): Silva, Jean Carlos Bernardo
Palavras-chave: Agricultura familiar
Pequeno produtor
Atraso tecnológico
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: A agricultura começou a ser praticada desde a sedentarização do homem, o qual foi selecionando sementes e domesticando espécies animais para o consumo de sua carne, sua força de trabalho e a utilização de sua pele. Aos poucos esta atividade que ocupava todo o grupo familiar foi evoluindo ao longo dos séculos e hoje conta com um enorme aparato tecnológico à sua disposição. Embora os temas que envolvam a agricultura familiar seja objeto de muitos estudos, ainda permanecem importantes lacunas, sobretudo no que diz respeito à análise das condições as quais os pequenos produtores rurais estão submetidos. A presente pesquisa realizada no município de São José do Campestre/RN, localizado na mesorregião do Agreste Potiguar e na microrregião da Borborema Potiguar tem como objetivo analisar a dinâmica da agricultura familiar praticada no município, com o intuito de mostrar a importância desse tipo de agricultura para os agricultores da região pesquisada. Para isso foram realizadas um total de cem entrevistas, o equivalente a 6,6% do universo da pesquisa. Esse é um segmento que apresenta características especificas na sua organização, tais com a utilização da mão-de-obra familiar, uma menor dimensão territorial de sua unidade produtiva e a produtividade camponesa está voltada às demandas da própria família. No mais a grande maioria dos pequenos agricultores rurais do município de São José do Campestre/RN, vivem em condições precárias, pois o incentivo do poder local é pouco ou quase nenhum, onde muitos estão sobrevivendo em dificuldades sócio-econômicas e em quase completo atraso tecnológico de suas atividades agrícolas, em face que o aumento da produção requer técnicas mais apropriadas no uso do solo.
Descrição: SILVA, J. C. B. Agricultura familiar no município de São José do Campestre/RN. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/981
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Carlos Bernardo Silva.pdfJean Carlos Bernardo Silva2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.