Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9816
Título: Orçamento Democrático como mecanismo de participação popular: um estudo de caso no Município de Patos - PB
Autor(es): Silva, Hítalo Jenifer de Medeiros
Palavras-chave: Estado e Sociedade
Administração Pública
Orçamento Participativo
Data do documento: 2015
Resumo: Uma política pública de participação popular na gestão pública, como o Orçamento Participativo, tem como objetivo principal inserir os cidadãos nas decisões político-administrativas de um estado ou município. Com isso, o presente estudo tem o objetivo de compreender como o Orçamento Participativo proporciona aos cidadãos a participação no processo de planejamento dos investimentos no município de Patos, de acordo com a visão de cidadãos-participantes do programa e de gestores públicos integrantes do processo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritiva, a partir de informações obtidas através de entrevistas com gestores e participantes do orçamento local. Os resultados foram analisados a partir das categorias: processo, participação e decisão, as quais demonstram que o programa existe no município, mas de forma restrita, onde os participantes que representam a sociedade nas plenárias se resumem praticamente às associações comunitárias de bairros. Constatou-se então que o Orçamento Participativo do município de Patos necessita de uma reestruturação e de um maior incentivo para o engajamento dos cidadãos.
Descrição: SILVA, H. J. M. Orçamento Democrático como mecanismo de participação popular: um estudo de caso no Município de Patos - PB. 2015. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9816
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hítalo Jenifer de Medeiros Silva.pdf620.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.