Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9821
Título: Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB
Autor(es): Limeira, Maria Jennyfer Candeia
Palavras-chave: Gestão Democrática
Gestão Escolar
Administração de Instituição de Ensino
Data do documento: 15-Jun-2015
Resumo: As organizações inseridas no âmbito público estão sujeitas às novas transformações em seus modelos de gestão com o intuito de dar ênfase a uma Gestão Democrática, na qual a participação se torna um fator primordial para que o desempenho organizacional seja melhorado no que diz respeito às decisões a serem tomadas em conjunto, principalmente no interior das escolas. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo de compreender como a gestão democrática influencia a participação de gestores e colaboradores de escolas municipais de Patos/PB, em seus processos decisórios. Para isto, os fundamentos teóricos necessários para esta pesquisa abordam o debate sobre Estado e Sociedade, Administração Pública e Gestão Pública: conceitos e desafios contemporâneos, Gestão Democrática e Participativa e por último a Gestão Escolar e Políticas Educacionais. A pesquisa é de natureza eminentemente quali-quantitativa, do tipo descritiva, seguindo o método do estudo de caso. A coleta de dados se deu pela realização de entrevistas com gestoras e supervisoras de escolas municipais de Patos-PB, e pela aplicação de questionários junto aos professores. Através da análise, foi possível constatar que escolas com diferentes níveis de desempenho possuem uma gestão democrática, contudo, existem alguns parâmetros que precisam ser melhorados para a sua efetivação, principalmente no que diz respeito à integração de setores escolares, e direcionamento de políticas educacionais para resultados satisfatórios. Constatou-se que as duas escolas municipais X e Y, adotam a Gestão Democrática, tendo em vista a existência de participação entre gestores e colaboradores nos processos decisórios da instituição pública, contudo, há certas limitações dentro deste enfoque, sendo necessário que a gestão evidencie melhor também outras características da Gestão Democrática, com o intuito de ofertar a sociedade um ensino de qualidade.
Descrição: LIMEIRA, M. J. C. Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB. 2015. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9821
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jennyfer Candeia Limeira.pdf745.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.