Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9823
Título: Análise do perfil empreendedor para a Economia na percepção dos gestores: Estudo de Caso realizado em duas empresas do ramo têxtil na Cidade de Pombal - PB
Autor(es): Andrade, Mayana Caysa Vieira de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Perfil Empreendedor
Indústria Têxtil em Pombal - PB
Data do documento: 16-Jun-2015
Resumo: Em face ao aumento no número de empresas empreendedoras no Brasil e no mundo, que contribuem para a economia em suas determinadas localidades, o trabalho a seguir se propôs a responder qual é a análise do perfil empreendedor, na percepção dos gestores, para a economia local, em duas empresas do ramo têxtil na cidade de Pombal-PB. Quanto à metodologia utilizada, a pesquisa é descritiva, sendo um estudo de caso de cunho qualitativo, utilizando como instrumento de pesquisa uma entrevista com roteiro semi estruturado, realizadas com os gestores. As empresas foram escolhidas pela autora, que usou como critério para a escolha, o número significante de empregos gerados na cidade. Os resultados encontrados evidenciam que os entrevistados possuem perfis distintos, sendo que um possui um perfil que se encaixa no empreendedorismo por necessidade, pois assumiu o comando da empresa somente após o falecimento de seu pai, fundador da mesma. E o outro, descrito como empreendedor por oportunidade, por saber aonde quer chegar, ter visão de negócio e se preparar previamente, tendo em mente o crescimento a buscar, além de visar à geração de riqueza. Concluiu-se que, ambos contribuem positivamente para a economia local, quando seus empreendimentos vêm a contribuir para a geração de emprego e renda para a população através do número de empregos ofertados, da produção de bens e serviços e investimentos realizados. E as empresas estudadas mostram-se relevantes para a cidade, pois, o perfil dos empreendedores beneficia a população quando fazem seu capital girar nessa localidade, proporcionando renda e aquecendo a economia local.
Descrição: ANDRADE, M. C. V. Análise do perfil empreendedor para a Economia na percepção dos gestores: Estudo de Caso realizado em duas empresas do ramo têxtil na Cidade de Pombal - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9823
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayana Caysa Vieira de Andrade.pdf293.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.