Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9824
Título: Empreendedorismo Feminino e Informalidade: um retrato do Distrito Santa Gertrudes, Patos - PB
Autor(es): Silva, Mayara Gomes da
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Mercado de trabalho em Santa Gertrudes
Setor formal em Patos
Setor informal em Patos
Data do documento: 16-Abr-2015
Resumo: No Brasil, o empreendedorismo feminino e a informalidade tem-se apresentado como fenômenos de grande amplitude no século presente. As mulheres por sua vez, estão cada vez mais inseridas no mercado de trabalho na condição de empreendedoras, e a prática do empreendedorismo informal ainda apresenta-se como uma das maiores alternativas de sobrevivência para os indivíduos que vivem em regiões pobres e carentes do país. Neste sentido, buscou-se como objetivo neste trabalho: conhecer as principais razões que levaram as mulheres do distrito Santa Gertrudes a ingressarem no setor informal. Assim, com vistas a atender este objetivo, o estudo buscou conhecer os principais empreendimentos informais liderados por mulheres no distrito estudado; identificar os principais fatores que motivaram cada uma dessas mulheres a empreender; e mensurar a importância do empreendedorismo feminino na região estudada. Desse modo, realizou-se um estudo de campo, com uma população de 20 empreendedoras que desempenham atividades informais na região. A pesquisa foi do tipo descritiva, com uma abordagem quanti-qualitativa. A coleta de dados foi feita por meio de uma entrevista realizada junto às empreendedoras informais de Santa Gertrudes, sendo estes, analisados e registrados em tabelas e gráficos. Os resultados permitiram identificar três motivos principais que justificam o ingresso dessas empreendedoras nesse tipo de atividade: a vontade de ter seu próprio negócio; a falta de oportunidade de emprego na região; e a independência de horários fixos e da rigidez patronal. Compreende-se portanto que, a informalidade ainda representa uma grande oportunidade para os indivíduos dessa região, pois, é por meio desse tipo de atividade que muitas famílias do Distrito Santa Gertrudes retiram seu sustento. Por fim, a realidade desse distrito também aponta para a necessidade de se investir em políticas de emprego que transcreva a realidade do mercado de trabalho dessa região, a fim de oferecer melhores condições de vida para seus habitantes. Desse modo também recomenda-se reflexões sobre práticas que continuem possibilitando a integração das mulheres no mercado de trabalho, através de iniciativas empreendedoras.
Descrição: SILVA, M. G. Empreendedorismo Feminino e Informalidade: um retrato do Distrito Santa Gertrudes, Patos - PB. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9824
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Gomes da Silva.pdf452.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.