Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9847
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Teresa Marta de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-24T13:44:16Z | - |
dc.date.available | 2016-05-24T13:44:16Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.358 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9847 | - |
dc.description | LIMA, T. M. Novas Tecnologias: Recursos Pedagógicos a Serviço da Aprendizagem no Ensino Fundamental. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os avanços tecnológicos propiciaram possibilidades de comunicação e informação que vêm modificando comportamentos e relacionamentos, quebrando paradigmas que envolvem os indivíduos e a coletividade, eliminando barreiras culturais e geográficas, levando-nos a novos processos de produção, novas formas de diversão, novo modo de viver, pensar, agir e interagir, produzindo um novo modelo social globalizado, identificado mundialmente como sociedade da informação. Reconhecendo que a educação está ligada à evolução da própria sociedade, faz-se necessário analisar a postura cabível à escola no momento atual, bem como entender os aspectos que possam interferir nesse processo. Emerge, assim, um novo processo educativo, no qual a gestão escolar democrática participativa é concebida como elemento de democratização da escola, auxiliando a compreensão da cultura da instituição escolar e seus processos e a articulação com a sociedade, da qual a escola faz parte, apresentando desafios concretos e atuais do contexto histórico. Outra interferência no processo é a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, que expande o período de estudos, alcançando maior nível de escolaridade e assegurando que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para alcançar a sua alfabetização e letramento. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o impacto das tecnologias de informação e comunicação como instrumento motivador e facilitador na aprendizagem das disciplinas e suas contribuições na vida e atuação profissional, no contexto apresentado acima. Como aportes teóricos para elaboração deste trabalho, utilizamos reflexões de educadores e especialistas, como Moran, Lück e Kramer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | Processos | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Novas Tecnologias: Recursos Pedagógicos a Serviço da Aprendizagem no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Teresa Marta de Lima.pdf | PDF - Teresa Marta de Lima | 128.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.