Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/985
Título: Caracterização e classificação de Argissolos na Reserva Legal Riacho Pacaré, Rio Tinto – PB
Autor(es): Anselmo, Maria da Glória Vieira
Palavras-chave: Solo
Conservação
Mata Atlântica
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: Os povos primitivos viam o solo como uma superfície de apoio que utilizavam para extrair matérias primas e alimentos para a sobrevivência. A partir do momento em que o homem começou a se fixar na terra esta visão se transformou e atualmente este recurso natural é explorado de forma exaustiva pela agricultura, pecuária e pela urbanização. O solo é a camada superficial que recobre as rochas e recebe influência dos processos de intemperismos físicos e químicos ao longo do tempo. O objetivo dessa pesquisa foi caracterizar solos da Reserva Legal Riacho Pacaré, Rio Tinto-PB, no tocante aos aspectos morfológicos, físicos e químicos. Para diagnosticar a diversidade de solos existentes foi necessário um levantamento pedológico, ou seja, estudou-se origens, morfologia, classificação e distribuição dos mesmos. Primeiramente foi feito o trabalho de gabinete com o levantamento das referências bibliográficas e análises de dados cartográficos; em seguida foi realizada a visita ao campo para reconhecimento do setor, no caso, uma Reserva Legal de Mata Atlântica bem distribuída com várias espécies vegetais, sem erosão aparente. Foram escolhidos dois perfis de solos, para se fazer a caracterização macromorfológica (cor, textura, estrutura, consistência, porosidade e raízes) análise física e química (granulometria, classificação textural, pH em água, P, K+, Na+, Ca2+, Mg2+ Al3, acidez potencial (H+ + Al3+) e matéria orgânica) analisados no Laboratório de Química e Fertilidade do Solo do Dpto. de Solos e Engenharia Rural do CCA/UFPB. Os resultados obtidos permitiram classificar esses solos na Ordem dos ARGISSOLOS, por compreenderem solos constituídos de material mineral, com horizonte B textural e um teor de matéria orgânica considerável, do ponto de vista da fertilidade natural. Os solos foram caracterizados com teor de argila de atividade baixa (Tb) distrófico, conjugado com saturação por bases baixa, menor que 50%; e na Subordem de BRUNO ACINZENTADO, por apresentarem a parte superior do horizonte B pouco mais escurecidos em comparação aos subhorizontes inferiores, com matiz 7.5YR, valor 3 de croma. Portanto, os solos estudados são ARGISSOLOS BRUNO ACINZENTADOS, e se caracterizam como solos antigos e profundos, localizados em área de vegetação de Mata Atlântica, com relevo suave ondulado sem erosão aparente. São solos pobres em nutrientes, sendo primordial a continuação da conservação da área, para que assim o mesmo possa receber maiores quantidades de nutrientes da cobertura vegetal ali existente.
Descrição: ANSELMO, M. da. G. V. Caracterização e classificação de Argissolos na Reserva Legal Riacho Pacaré, Rio Tinto – PB. 2011. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/985
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Glória Vieira Anselmo.pdfMaria da Glória Vieira Anselmo2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.