Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9858
Título: O mapa mental como recurso didático na representação e percepção da paisagem urbana
Autor(es): Silva, Edilson dos Santos
Palavras-chave: Mapa mental
Percepção do lugar vivido
Ensino da Geografia
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente estudo busca apresentar o mapa mental como um recurso didático, visando auxiliar principalmente os docentes de Geografia, a ministrarem os conteúdos relacionados ao estudo do lugar e da paisagem urbana, além de contribuir na aprendizagem dos alunos ao relacionar a Geografia aos fenômenos observados em seu cotidiano. Esse trabalho está fundamentado em uma abordagem humanística, mantendo estreita ligação com o método fenomenológico a partir da análise qualitativa. A pesquisa se desenvolveu na Escola Estadual de E.F Reitor Edvaldo do Ó, Campina Grande - PB, nas turmas do 6º “A” e 9º “A” do turno da manhã, abrangendo na pesquisa 40 alunos. O estudo teve como base uma pesquisa bibliográfica, apoiando-se em teóricos da área pedagógica relacionados à Geografia e percepção ambiental, como Tuan (1980), Richter (2011) e Kozel (2007). Tal estudo tem como principal objetivo que norteia as atividades, analisar o uso do mapa mental como recurso didático que auxilia na compreensão e percepção do lugar vivido. Atrelado a este, se tem a oportunidade de trabalhar as características da cidade a partir do olhar de cada aluno, com isto apresenta-se aos professores e alunos uma nova Geografia, distanciada de um ensino estático, para uma que valoriza as experiências cotidianas. Nesse entendimento o mapa mental utilizado como recurso didático no ensino da Geografia torna-se pertinente já que este se faz a partir da realidade observada. Entendemos que o uso de tal recurso torna-se imprescindível no que diz respeito em relacionar a educação geográfica com o mundo vivido dos alunos.
Descrição: SILVA, Edilson dos Santos. O mapa mental como recurso didático na representação e percepção da paisagem urbana. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9858
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - EDILSON DOS SANTOS SILVA.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.