Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9866
Título: Nazarezinho/PB - Traçando uma identidade cultural a partir das memórias do cangaço
Autor(es): César, Maria do Socorro Alves
Palavras-chave: Identidade local
Cultura
Cangaço
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contemplar uma breve reflexão teórica sobre o conceito de identidade ao mesmo tempo em que busca analisar o evento do cangaço enquanto elemento constituinte e essencial na construção dessa identidade local da comunidade de Nazarezinho – PB. No caso em tela a comunidade da Cidade de Nazarezinho – PB se constitui como pano de fundo e como objeto de estudo para a fundamentação e análise do presente trabalho, tendo como enfoque fundamental os aspectos políticos, sociais e culturais, que orientarão essa pesquisa e, mais especificamente, da ótica do evento do cangaço que de modo peculiar, marcou intensamente suas raízes históricas e culturais. Nesse sentido, propõe uma análise acerca de um conjunto de informações e aspectos sociais, políticos, religiosos e culturais que possibilitem uma análise do perfil social, cultural e histórico da cidade de Nazarezinho – PB enquanto sociedade organizada socialmente. Procura traçar uma identidade local, tomando como enfoque esses aspectos a partir da memória historiográfica fornecida por documentos e pela população daquela comunidade, obras literárias e científicas de habitantes locais, bem como a produção imagética e documental. O material da presente pesquisa foi constituído de doações, levantamento de dados com relatos e de pesquisas nos acervos da biblioteca local, mas especialmente dos acervos particulares de grande parte das famílias da cidade. Nestes termos, e levando em consideração os aspectos do cangaço traça um perfil cultural dessa comunidade sem, contudo, desconsiderar os demais aspectos constitutivos de uma comunidade.
Descrição: CÉSAR, Maria do Socorro Alves. Nazarezinho/PB - Traçando uma identidade cultural a partir das memórias do cangaço. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9866
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DO SOCORRO ALVES CÉSAR.pdf883.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.