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dc.contributor.authorSantos, Edivaldo Nunes dos-
dc.date.accessioned2013-07-08T14:56:55Z-
dc.date.available2013-07-08T14:56:55Z-
dc.date.issued2013-07-08-
dc.identifier.otherCDD 370.11-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/987-
dc.descriptionSANTOS, E. N. dos. A prática de formação dos/as educadores /as do projeto de escolarização “Aprendizes da Terra” na regional Curimataú/PB. 2011. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a prática de formação dos/as educadores/as da escolarização do projeto “Aprendizes da Terra”, na regional Curimataú/PB, com a intenção de aprofundar os estudos sobre a temática que envolve a Educação do Campo. Para realização deste estudo foi utilizada a pesquisa participante que só é possível ser concebida a partir do reconhecimento do individuo como parte fundante e contribuinte na produção do conhecimento e isso só é possível se houver um envolvimento entre quem pesquisa e quem é pesquisado, em que a ciência não deve ser o centro do trabalho, mas sim, aquilo que expressa os próprios sujeitos pesquisados. Associamos esta abordagem ao estudo de caso, pois permitiu-nos uma aproximação mais de perto com a prática de pesquisa, considerando as manifestações, ações e percepções dos sujeitos em estudo. Estas abordagens conjuntamente procuram incentivar a autoconfiança e a efetiva participação/interação entre pesquisador e pesquisados, Neste sentido tivemos a oportunidade de lançar outros olhares para o contexto em desenvolvimento como planejamentos, visitas, aulas de campo, atividades culturais e religiosas, instrumentos que orientaram nossa pesquisa e que serviram para produzir mais questionamentos a prática de sala de aula e a produção de materiais didáticos pedagógico, que passaram a ser utilizados pelos indivíduos, sendo essas experiências capazes de fomentar uma transformação na busca constante para mudança da realidade educativa dos sujeitos Sem Terra. Resultando na conquista dos/as camponeses/as da faixa de analfabetismo, resultado das 18 turmas de escolarização só na regional Curimataú/Borborema/PB o que favoreceu a inserção dos sujeitos na escola. Esse processo ajudou os/as Sem Terra a juntos romper a cerca do saber, fortalecendo assim, o movimento e suas intervenções. Embora tenham tidos muitas dificuldades e limites, os avanços resultantes foram 620 pessoas escolarizadas e destes 219 nesta regional e mais de 50 educadores/as que vivenciaram um processo de formação continuada desenvolvida através de Seminários, oficinas, planejamentos e cursos na região nordeste, que não só ajudaram a entender a pedagogia do movimento, como fortaleceu a participação dos sujeitos nas diferentes práticas político-educativas do MST.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rita de Cássia Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA prática de formação dos/as educadores /as do projeto de escolarização “Aprendizes da Terra” na regional Curimataú/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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