Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9890
Título: Estudo do efeito da salinidade na germinação do pinhão manso
Autor(es): Galdino, Lucas da Silva
Palavras-chave: Jatropha Curcas
Padronização experimental
Salinidade
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho propôs padronizar as doses de NaCl utilizadas em ensaios experimentais com pinhão manso com até 8 dias após a semeadura. Os resultados apresentados nesse estudo focam em descritores fenológicos para definir as doses de NaCl como doses severas e moderada a partir do conceito de dose letal. A pesquisa foi realizada no Laboratório de Tecnologias da Produção Vegetal da Universidade Estadual da Paraíba – Campus IV no município de Catolé do Rocha. Esta foi realizada utilizando-se 2 acessos de pinhão manso (CNPAPM-X e CNPAPM-III). Para tanto o delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em fatorial 2x5, onde o primeiro fator corresponde as cultivares estudadas e o segundo fator, às concentrações de NaCl utilizadas (0; 50; 100; 150; 200 mM de NaCl); perfazendo assim um total de 10 tratamentos com 5 repetições cada. Avaliou-se a taxa de germinação, altura, diâmetro do caule, massa fresca e o conteúdo de Na+, K+ além da razão K+/Na+ de folhas, caules e raízes. Com base no exposto, compreendeu-se que as doses padronizadas para o estudo de salinidade em pinhão manso no estádio de desenvolvimento adotado nesse experimento foi de 150 mM e 75 mM (dose severa e moderada, respectivamente). Além disso, o estudo da compartimentalização de íons Na+ e K+ refletem o efeito do NaCl observado a partir dos descritores fenológicos adotados.
Descrição: GALDINO, L. S. Estudo do efeito da salinidade na germinação do pinhão manso. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9890
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas da Silva Galdino.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.