Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9891
Título: Influência da interação substrato x lâmina de água no crescimento do girassol
Autor(es): Santos, Gisele Lopes dos
Palavras-chave: Composto Orgânico
Helianthus annuus L.
Tolerância a seca
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: No presente estudo avaliou-se dois genótipos de girassol (Helianthus annuus L.) em fase vegetativa inicial, submetidos à seca induzida e a ensaios com diferentes doses de composto orgânico no substrato formado por composição de areia lavada+esterco caprino curtido nas proporções de 20% + 80%, 50% + 50% e 80% + 20% (areia+esterco, respectivamente), no intuito de determinar a influência dos mesmos em relação à resistência do girassol a seca. O experimento foi realizado nos meses de Julho a Agosto de 2014 em casa de vegetação no Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba localizado em Catolé do Rocha-PB, sob as condições ambientais da região. Os genótipos utilizados (BRSG01 e Hélio253) foram definidos em experimentos anteriores como os que apresentaram melhor desempenho no ambiente semiárido. A irrigação consistiu na utilização de duas lâminas de água (40 e 70%, em relação a capacidade de campo). No estádio fenológico analisado as doses de composto orgânico influenciaram na resposta dos dois genótipos de girassol interagindo, portanto, com o tratamento de seca provido pela lâmina de 40% da capacidade de campo. Essa resposta foi evidenciada principalmente pelos parâmetros altura da planta, umidade-foliar e radicular bem como comprimento e volume radicular, expondo que as respostas a esse tipo de combinação de tratamento são mais evidentes em sistema radicular do que em parte aérea. Mais estudos devem ser realizados com essa abordagem, principalmente averiguando se as dosagens de composto orgânico afetariam o desenvolvimento e a produtividade do girassol em campo.
Descrição: SANTOS, G. L. dos. Influência da interação substrato x lâmina de água no crescimento do girassol. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9891
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisele Lopes dos Santos.pdf895.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.