Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9893
Título: Adubação orgânica, restrição hídrica e mulch nos atributos químicos de neossolo flúvico e produção do quiabeiro
Autor(es): Melo, Emanuela Cândida de
Palavras-chave: Abelmoschusesculentus(L.)
Fertilidade do solo
adubação organomineral
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: Objetivou-se com esta pesquisa avaliar o efeito da adubação orgânica na elevação dos níveis de matéria orgânica do solo sobre os atributos químicos de um NEOSSOLO FLÚVICO Eutrófico, no município de Catolé do Rocha-PB e da produção do quiabeiro. Para isso foi instalado um experimento no setor de Agroecologia da Universidade Estadual da Paraíba, sendo os tratamentos foram distribuídos em blocos casualizados usando o esquema fatorial 2 x 5 x 2, referente a duas lâminas de irrigação de 100 e 50% na evapotranspiração da cultura (ETc), cinco doses de esterco de bovino de relação C/N de 18:1 para elevar o teor 1,8% para 2,8; 3,8; 4,8 e 5,8%, no solo sem e com cobertura morta com restos vegetais de salsa desidratada triturada (Ipomoeaasarifolia), em camada de 5 cm de espessura, com quatro repetições, perfazendo 80 parcelas. Cada parcela composta por três linhas de 3,2 m de comprimento e 2 m de largura, espaçadas de 1 m entre linhas, 0,80 m entre plantas, com área de 6,4 m2, cada linha tinha nove plantas, totalizando 15 plantas por parcela. Amostragens de solo foram coletadas na profundidade de 0 – 20 cm, na projeção da copa, sendo retirada uma amostra por parcela, no final do experimento (150 dias após o plantio). As amostras foram avaliadas quimicamente para as seguintes variáveis: pH(H2O), N, P, K, Ca, Mg e MOS. Quando a produção do quiabeiro foi avaliada o número de frutos verdes e produtividade. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância (Teste F) e regressão polinomial para o desdobramento da interação MOS x lâminas x cobertura morta. Os tratamentos irrigados com 100% da ETc sobressaíram os teores de macronutrientes, no solo e na produção do quiabeiro em comparação aos mesmos tratamentos irrigados com 50% ETc. O aumento do nível de matéria orgânica do solo, independentemente do sistema utilizado, proporcionou incremento no atributo químico do NEOSSOLO FLÚVICO Eutrófico e na produção do quiabeiro.
Descrição: MELO, E. C. de. Adubação orgânica, restrição hídrica e mulch nos atributos químicos de neossolo flúvico e produção do quiabeiro. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9893
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuela Cândida de Melo.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.