Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9898
Título: Mercosul e União Europeia: perspectivas de cooperação inter-regional no âmbito do comércio internacional
Autor(es): Farias, Elana Beatriz Silva Sabino de
Palavras-chave: Cooperação internacional
Comércio internacional
Mercosul
União Europeia
Data do documento: 6-Jul-2015
Resumo: A monografia enfoca as relações entre Mercosul e União Europeia com o objetivo de analisar as perspectivas da cooperação inter-regional entre esses dois blocos regionais no âmbito do comércio internacional, identificando as evoluções e os posicionamentos de ambos os blocos em função das negociações ocorridas no período de 1995 a 2015. Esse marco de delimitação sucede em função de coleta prévia de textos científicos sobre o tema, bem como de informações divulgadas em apropriados sítios governamentais e veículos de comunicação. Com base no contexto das Relações Internacionais, o trabalho engloba três temas referenciais que decorrem conjugados: (a) o escopo da cooperação internacional, considerando os processos de integração regional na América do Sul e na Europa; (b) o escopo do comércio internacional, abrangendo toda a operacionalização comercial contemporânea; e (c) os condicionantes das relações entre o Mercosul e a União Europeia conforme as premissas do Acordo Quadro de Cooperação Inter-Regional. Por meio da abordagem qualitativa, o método de investigação adotado no trabalho abrangeu a análise documental, bibliográfica e exploratória, no contexto dos estágios evolutivos da cooperação inter-regional dos blocos. Esse contexto evidencia que as partes envolvidas nas relações entre o Mercosul e a União Europeia devem buscar, mediante diligenciada negociação integrativa, efetiva solução ganha-ganha que proporcione vantagens marcantes para ambos os blocos. A solução então acordada e fruída de promoção do livre comércio entre os blocos deve aumentar as competitividades dos produtos, bem como possibilitar melhorias nas qualidades de vida das populações dos países integrantes. Uma vez concretizada, a auspiciosa parceria comercial entre o Mercosul e a União Europeia pode propiciar as vantajosas ampliações das participações dos seus países integrantes de ambos os blocos nos espaços econômicos do ambiente internacional.
Descrição: FARIAS, E. B. S. S. de. Mercosul e União Europeia: perspectivas de cooperação inter-regional no âmbito do comércio internacional. 2015. 104f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9898
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elana Beatriz Silva Sabino de Farias.pdfElana Beatriz Silva Sabino de Farias886.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.