Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9899
Título: A instrumentalização da mentira na política internacional
Autor(es): Silva, Raquel Katllyn Santos da
Palavras-chave: Política internacional
Realismo ofensivo
Guerra do Iraque
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: A instrumentalização da mentira na política internacional objetiva explicar por que e como o engano é utilizado para a obtenção de vantagens políticas no cenário internacional. À luz do realismo ofensivo de Mearsheimer, a mentira é compreendida como uma ferramenta estratégica de poder estatal, apresentando razão e efeito na sua articulação em manobras políticas. O trabalho emprega o método de abordagem dedutivo, construindo a análise do aspecto mais geral para o mais específico do tema e destrinchando o conteúdo a partir das premissas. Segue a perspectiva utilitarista à medida que compreende a mentira enquanto recurso que serve à razão de Estado, refletindo, assim, o mínimo de legitimidade política. Desse modo, o estudo inicia com um apanhado geral do tema. No primeiro capítulo, a mentira estratégica é definida e distinguida de outras formas de engano interestatal, a omissão e a torção. O capítulo posterior oferece uma discursão teórica entre a perspectiva realista ofensiva e outras contribuições relativas às Relações Internacionais acerca da utilidade estratégica da mentira. Finalmente, o estudo culmina na análise da Guerra do Iraque, em 2003, enquanto um caso ilustrativo específico dos efeitos da mentira na política internacional. Assim, a mentira instrumentalizada com finalidades políticas, se demonstra comprovadamente estabelecida entre Estados. Em vista das inúmeras especificidades de sua eficácia, é um instrumento sutil e dotado da racionalidade, decorrente dos cálculos de poder que são intrínsecos à insegurança do sistema internacional anárquico.
Descrição: SILVA, R. K. S. da. A instrumentalização da mentira na política internacional. 2015. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9899
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Katllyn Santos da Silva.pdfRaquel Katllyn Santos da Silva1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.