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Título: O lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criança
Autor(es): Barros, Hosana da Silva
Palavras-chave: Brincadeiras
Crianças
Implicações pedagógicas
Data do documento: 2016
Resumo: O artigo tem por objetivo discutir a questão da brincadeira na vida das crianças, os modos como elas são realizadas em sala de aula. A escola que realizamos a observação foi o Centro Educacional de Ensino Fundamental Epaminondas Torres de Aquino na cidade de Mulungu. O texto se baseia em cinco tópicos principais: primeiro tópico “O lúdico na vida das crianças”; o segundo tópico ”As definições de brinquedo e brincadeira”; o terceiro tópico “Descrições de algumas brincadeiras da educação infantil”; o quarto tópico “A brincadeira e suas implicações pedagógicas; e o quinto tópico “Observação das brincadeiras realizadas na sala da pré-escola. Para embasar teoricamente este artigo utilizei autores como BERTOLDO e RUSCHEL, BORBA (2006), FONTANA e CRUZ (1997), FREIRE e SCAGLIA (2009), KISHIMOTO (1999) e (2009), MOYLES (2002) e (2006), MUNIZ (2014), SILVA (2011), VIANNA, (2003), o RCNEI (1998) e a DCNEI (2009). . Esta pesquisa se deu de forma qualitativa, onde foi realizada pesquisa bibliográfica e observação in loco dos alunos na sala de aula.Com esta pesquisa constatamos a importância da brincadeira como meio de socialização, de troca de conhecimento, e de mistura de culturas diferentes
Descrição: BARROS, H. da S. O lúdico e suas implicações pedagógicas na educação infantil: o brincar como direito da criança. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9907
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