Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9908
Título: Práticas de rezas e benzeções: a cura através das rezas em comunidades urbanas e rurais na cidade de Tacima-PB
Autor(es): Pessoa, João Roberto Gouveia
Palavras-chave: Rezadeiras
Práticas
Representações
Data do documento: Abr-2016
Resumo: O presente trabalho busca compreender as práticas de reza e benzeções e as representações das rezadeiras nas comunidades urbanas e rurais no município de Tacima-PB como um fator cultural e histórico, ou seja, observando o ambiente de vivencia das rezadeiras como forma de apreender sobre suas práticas e representações. Assim, para uma melhor análise, nós dialogamos com duas rezadeiras tacimenses Dona Maria e Dona Joselina, as quais nos possibilitaram compreender e levantar muitas interpretações sobre suas práticas culturais e suas representações. Para dialogarmos com as rezadeiras nos utilizamos da metodologia em história oral. Que nos possibilitou compreender aspráticas e representações destas duas rezadeiras. A intenção deste trabalho não é fornecer uma cobertura completa e única do assunto, pois sabemos que muitos são os questionamentos em história, mas proporcionar através da memória dos indivíduos colaboradores desta pesquisa maiores informações acerca desta temática relativa às práticas e representações das rezadeiras, pessoas estas que se utilizam da fé para auxiliar pessoas que as procuram no intuito de curarem os males do corpo e da alma que tanto os afligem.
Descrição: PESSOA, J. R. G. Práticas de rezas e benzeções: a cura através das rezas em comunidades urbanas e rurais na cidade de Tacima – PB. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9908
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Roberto Gouveia Pessoa.pdfJoão Roberto Gouveia Pessoa566.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.