Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9911
Título: A religiosidade e outros valores civilizatórios afro-brasileiros na literatura infantil: um caminho pelos búzios de Ifá e outros Orixás
Autor(es): Santos, Dayana Paulino
Palavras-chave: Religião
Personagens negras
Literatura infanto-juvenil
Valores civilizatórios afro-brasileiros
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo é fruto do projeto “Filhas e Netas de África: Imagens de meninas e mulheres afrodescendentes e negras em livros divulgados no Programa a Cor da Cultura/ACDC”, no qual participei como voluntária com o subprojeto “A religiosidade afro-brasileira e a vida cotidiana”. O objetivo principal foi o de evidenciar a religião afro-brasileira no conjunto dos valores civilizatórios afro-brasileiros a partir da análise do conteúdo de 03 livros infantis que integram o Programa a Cor da Cultura: “Ifá o Adivinho”, “O Filho do Vento” e “O presente de Ossanha”. Para isso utilizamos ideologias que depreciam a pessoa negra como a do racismo e da democracia racial. Trazendo como aporto teórico Bardin(2013), Munanga(1984), Fernandes(1989), Trindade(2013) entre outros. A partir das três obras analisadas é pertinente afirmar que por meio delas será possível transmitir o conhecimento positivado sobre as pessoas negras e sua cultura e principalmente no que se refere a religiosidade e todos os outros valores civilizatórios afro-brasileiros.
Descrição: SANTOS, D. P. A religiosidade e outros valores civilizatórios afro-brasileiros na literatura infantil: um caminho pelos búzios de Ifá e outros Orixás. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9911
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayana Paulino Santos.pdfDayana Paulino Santos462.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.