Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9914
Título: Golpe baixo ou jogada de mestre? Elementos de Terras Raras como instrumento de smart power da China
Autor(es): Araújo, Mércia Cristina Gomes de
Palavras-chave: Terras Raras
Smart power
China
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: Esta pesquisa pretende analisar as jogadas estratégicas que norteiam a política de poder chinesa em relação ao monopólio e exploração dos Elementos de Terras Raras (ETR). Busca-se por meio de uma das lentes de poder na qual a junção do poder duro e do poder brando tem como resultado estratégias bem-sucedidas, nomeada por Joseph Nye (2012) como smart power, refletir sobre a aplicação do poder inteligente no caso das terras-raras respeitando o horizonte temporal delimitado. E, mais adiante, busca-se averiguar como essa nova lente de análise das relações internacionais pode vir a influenciar a articulação de um novo jogo de forças na geopolítica mundial entre a China e os EUA. A pesquisa adquire uma roupagem documental e bibliográfica, tratando-se metodologicamente de um estudo de caso consubstanciado por uma metodologia qualitativa e indutiva.
Descrição: ARAÚJO, M. C. G. de. Golpe baixo ou jogada de mestre? Elementos de Terras Raras como instrumento de smart power da China. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9914
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Cristina Gomes de Araújo.pdfMércia Cristina Gomes de Araújo1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.