Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9924
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Audi César Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-01T19:45:58Z | - |
dc.date.available | 2016-06-01T19:45:58Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9924 | - |
dc.description | FERREIRA, A. C. F. A geometria e o ensino: Do estágio para a prática. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia PARFOR EAD)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo principal demonstrar a importância do ensino de geometria desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Nesse intento, aborda-se como a geometria originou-se em civilizações antigas como Egito, Babilônia e Grécia, e como se desenvolveu e fez parte de grandes evoluções na história da humanidade. O conhecimento matemático é por consenso considerado de grande valia para o desenvolvimento intelectual do ser humano, e por isso mesmo precisa ser ensinado nas escolas. Todavia, as especificidades da geometria por muitas vezes passaram despercebidas ou desprestigiadas ao longo da história. Busca-se neste estudo, apontar a seriedade com que os estudos em torno da geometria precisam ter. Nesse sentido, ao se levar em conta quem são os aprendizes nos anos iniciais da escola, e como eles precisam de abordagens diferenciadas para o aprender, fazemos a aproximação do compromisso em se ensinar geometria e a noção de que nessa faixa etária os alunos lidam melhor com o conhecimento quando este é apresentado em forma de jogos. No segundo momento do trabalho, fez-se uso da experiência do Estágio Supervisionado em seus três módulos, tentando verificar como é possível identificar situações reais de ensino que se convertem em campo fértil para a pesquisa e a contribuição no ensino de modo geral. Analisamos a experiência do Estágio como campo de pesquisa, exibimos em pormenores quais foram os planejamentos realizados e suas respectivas atividades, tentando aliar a teoria conhecida sobre o valor e importância da geometria, e aplica-la a possíveis estratégias de ensino que contemplem os princípios de ludicidade e compromisso com a educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Joelson Pimentel de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | geometria | pt_BR |
dc.title | A geometria e o ensino: Do estágio para a prática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Audi César Fernandes Ferreira.pdf | PDF - Audi César Fernandes Ferreira | 111.51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.