Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9941
Título: Familiares e sua contribuição na escolarização do aluno
Autor(es): Silva, Janaína da
Palavras-chave: Família
Educação
Escola
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: Este trabalho monográfico aborda a participação dos familiares na escolarização dos alunos de uma escola de ensino fundamental da cidade de Guarabira. Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar como o acompanhamento dos familiares na formação estudantil dos alunos das séries iniciais do turno da tarde dos Anos Iniciais (1º ao 3º ano) do turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental João Francelino da Silva pode contribuir com o processo de ensino e aprendizagem desses alunos e alunas. Para a contextualização bibliográfica foram inseridos os estudos dos autores Gil (2008) e Lakatos (2003) sobre metodologia do trabalho científico; num primeiro momento discorremos a respeito do contexto familiar e sua identidade na contemporaneidade em Antunes (2005); Dias (2005), Feijó (2008) e Parolin (2008), em seguida versamos sobre a perspectiva social da educação escolar, assim como, refletimos com relação ao diálogo entre família e escola e as consequências pragmáticas na vida do aluno a partir dos textos da LDB (1998); PCN (2001) Durkheim (1978); Libâneo (2005). Prosseguimos apresentando os resultados provindos das entrevistas realizadas com os familiares dos alunos admitindo ou não as hipóteses que embasaram este trabalho. A metodologia da investigação foi feita através de pesquisa de campo com a técnica de pesquisa qualiquantitativa, para isso adotamos a entrevista por instrumento de observação, tomando por amostragem o percentual de 30% dos familiares dos educandos inseridos num contexto social e cultural e sua estreita relação entre sociedade e formação do sujeito. A família indiscutivelmente traz a sua maneira a sua contribuição para a vida das crianças que dela participam seja ela positiva ou negativamente, o aprendizado ocorre na maioria das vezes pela observação e cópia do modelo. Evidenciando também que a educação escolar imbuída de características próprias é um divisor de águas com relação as diversas aprendizagens realizadas dentro e fora da escola, principalmente quando traz a luz dos conteúdos realidades vivenciadas pelos alunos. Ainda que a família não participe efetivamente na aprendizagem dos conteúdos abordados na escola e a escola não consiga dialogar com a diversidade encontrada na estrutura familiar na atualidade, mas ambas em sua institucionalidade contribuem para que a educação ganhe vida e sentido na vida das crianças que por elas são atingidas positivamente.
Descrição: SILVA, Janaína da. Familiares e sua contribuição na escolarização do aluno. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9941
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JANAÍNA DA SILVA.pdf433.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.