Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9948
Título: Políticas para cultura popular: na Paraíba, muito do mesmo, ou ações efetivas?
Autor(es): Oliveira, Ana Lúcia Tavares de
Palavras-chave: Cultura Popular
Políticas Públicas
Arquivo
Data do documento: 19-Jun-2015
Resumo: Entende-se que o termo cultura popular na contemporaneidade abrange manifestações, hábitos, lendas, costumes e tradições de um povo. Trata-se de um tema que tem despertado interesse dos pesquisadores das ciências humanas e sociais. Identifica-se que determinadas expressões da cultura popular, são transformadas em objetos de pesquisa. Observa-se que estudiosos das expressões e manifestações culturais já escreveram sobre a origem e a evolução da cultura popular, entretanto debater sobre a mesma na perspectiva da diversidade e do pluralismo cultural torna-se uma tarefa árdua, uma vez que demandam reflexões sobre as influências da cultura popular na formação da identidade cultural de uma determinada nação e dessa forma há congruências e divergências. Notadamente este estudo, esforço de reflexão acadêmica à luz da Arquivologia, torna-se ainda mais profícuo porque trata de um olhar relativamente novo para o objeto cultura popular. Assim, para fundamentar este trabalho monográfico foram utilizados autores como Bosi (1996); Calabre (2007) e Eagleton (2011) que contribuíram para entendermos o que é cultura popular e suas demandas especificamente no Nordeste e na Paraíba. A fim de possibilitar uma fundamentação consistente acerca da relação do objeto com a Arquivologia, trabalhamos com Cook (2013); Jardim (2011); Rosseau; Couture (1998). A proposta de discussão do tema tratou-se de um estudo bibliográfico, documental e descritivo. Analisou-se a efetivação das políticas culturais voltadas para promover a disseminação da cultura e da memória cultural, chegou-se a resultados relevantes como a preocupação de estudos na área da Arquivologia com relação à problemática, a sinalização da representação da cultura no âmbito do Estado e do Município com as políticas públicas, porém revelou-se que não há uma postura consistente no concernente a valorização da cultura popular no Estado.
Descrição: OLIVEIRA, A. L. T. de. Políticas para cultura popular: na Paraíba, muito do mesmo, ou ações efetivas? 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9948
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lúcia Tavares de Oliveira.pdfAna Lúcia Tavares de Oliveira1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.