Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/996
Título: Análise dos espaços considerados vazios urbanos na cidade de Guarabira - PB
Autor(es): Rodrigues, Ana Carolina Vicente
Palavras-chave: Vazio urbano
Políticas públicas
Uso do solo
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: Os espaços que são considerados vazios urbanos são produzidos de várias formas, a partir da situação jurídica da propriedade, do tipo de solo, da localização, entre outros. Sendo assim, é necessário entender o processo que contribuiu para sua formação para então poder indicar as possíveis potencialidades de uso desses locais. Vazios urbanos também podem ser espaços em desuso, ou seja, áreas edificadas em estado de abandono, caso que acontece geralmente em prédios públicos que estão às vezes obsoletos e prestes a demolição (SANTANA, 2006). Algumas áreas da cidade de Guarabira podem ser consideradas vazios urbanos, seja pela falta de utilidade, pelo desuso, ou até mesmo pelo esquecimento. A pesquisa se propõe a identificar os vazios urbanos nessa cidade, para analisar as principais causas de sua formação e poder propor formas de uso a partir do desenvolvimento de atividades que venham contribuir para a sociedade, sobretudo para as pessoas de baixa renda. A terra urbana é extremamente valorizada, de modo que as áreas vazias, bastante comuns em qualquer cidade, representam estratégias de especulação. A valorização do solo distribui a sociedade em diferentes locais dentro de uma mesma cidade, fato que ocorre devido à desigualdade do poder aquisitivo dos habitantes que, em sua maioria, não têm acesso igualitário às áreas de especulação imobiliária. Foram analisadas quatro áreas vazias na cidade, cada uma com um histórico de formação particular, de cunho privado e particular. Em todas as áreas estudadas foi possível identificar insatisfação pela condição em que as mesmas se encontram, seja pelo proprietário, seja pela vizinhança, além disso, foi verificado que todas estão em condições para serem utilizadas em diferentes tipos de uso, portanto o que necessita é de um bom planejamento para a ocupação desses espaços, principalmente por parte do poder público.
Descrição: RODRIGUES, A. C. V. Análise dos espaços considerados vazios urbanos na cidade de Guarabira - PB. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/996
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carolina Vicente Rodrigues.pdfAna Carolina Vicente Rodrigues365.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.